sexta-feira, 22 de março de 2013



Macro Terminal Francisco Bicalho

O projeto para o Terminal Intermodal Macro, na cidade do Rio de Janeiro, procura criar uma nova infraestrutura, que possibilita transformar um eixo importante da cidade que hoje em dia é extremamente subestimado e ignorado em um novo centro de negócios baseado em um ponto nodal eficiente de diferentes tipos de transporte. Ao fazer isso, eles escolheram para construir uma megaestrutura que possuía a capacidade de reorganizar as diferentes redes de transporte e suas ligações com a cidade.
Localização
Tramway e Trem de Alta Velocidade
Praça
Supermercado
Parque Linear
Lote para expansão imobiliária
Galeria Comercial
Terreno Concurso Olimpico
Acesso Cruzamento Av. Francisco Bicalho
Acesso Metrô
Centro Comercial e Empresarial
Estacionamento
Terminal Rodoviário Urbano
Casa Lotérica
Correios
Restaurante
Estação das Barcas
Planta Pavimento Superior

Acesso Tremway e Trem de alta velocidade RJ-SP
Estação das Barcas
Depósitos e áreas técnicas
Setor Administrativo
Sanitários
Lote para expansão imobiliária
Terreno Concurso Porto Olímpico
Estacionamento
Central de Passagens
Cortes
Diagrama de Conexões
das Cidades




Situada em ponto estratégico, a Av. Francisco Bicalho serve como importante saída do Centro para várias vias expressas, como a Linha Vermelha, Av. Brasil, o Elevado da Perimetral e a Ponte Rio-Niterói, servindo portanto de ligação a vários pontos da cidade do Rio, da Baixada e de Niterói e São Gonçalo.
Devido aos importantes eventos internacionais (Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos Rio 16) que a cidade vai sediar nos próximos anos, esta zona tornou-se uma área específica de interesse. Assim, a intervenção, tendo em conta a situação caótica atual, surgiu para fazer o planejamento urbano adequado capaz de superar  eventuais problemas futuros.

A idéia principal propõe Avenida Francisco Bicalho como uma macro do terminal intermodal como um "dispositivo" novo acoplado ao centro da cidade. Então, aproveita-se o equipamento existente adicionando ferramentas para melhorar o sistema de transporte, e assim projetar um eixo forte de infraestrutura.
O design é um elemento urbano magnético, capaz de atrair investimentos e estrutura de crescimento para toda esta área. O projeto estima espaços vagos reservados para o desenvolvimento independente do equipamento, a fim de permitir que o projeto evolua com a cidade.

Planta Pavimento térreo
Cronograma

Modelos físicos










Nenhum comentário:

Postar um comentário