sexta-feira, 22 de março de 2013


Terminal Intermodal em Coimbra

Uma estação intermodal é um nó de articulação
de diversos meios de transporte,
velocidades e escalas, local de coordenação de viagens
provenientes tanto de áreas adjacentes quanto distantes.

O projeto do terminal intermodal em Coimbra foi desenvolvido para o Seminário Internacional de Projetos Inserções, organizado pelo Centro de Estudos de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em 2003, onde o escritório MMBB Arquitetos participou.
O projeto foi desenvolvido para o trecho onde, na principal entrada da cidade, um conjunto de infraestruturas existentes dedicadas ao transporte metropolitano e intermunicipal, mal dimensionadas e mal implantadas em anos recentes, separa a cidade de Coimbra da mata do Choupal.
O edifício deveria abrigar e articular todos os modos de transporte em um único recinto, organizado por uma disposição espacial que reservasse distintos níveis para cada um dos sistemas. Uma estação ponte sobre o Mondego, referência horizontal de 420m na paisagem, colocada sobre 11 pórticos de concreto distantes a cada 40 m.

Infraestrutura
um elevado viário e suas alças para a ligação com o centro histórico das estradas que vão ao Porto e a Lisboa, assim como das principais vias do norte da região metropolitana de Coimbra, e que contribui para a falta de conexão da cidade com a mata do Choupal; sob o elevado, no trecho sobre o Rio Mondego, há uma barragem que represa o rio na sua parte urbana;
• a linha ferroviária intermunicipal que liga o norte ao sul de Portugal e que, como o elevado, contribui para isolar a mata do Choupal da cidade;
• a estação ferroviária intermunicipal de Coimbra (Coimbra B), já no início da periferia da cidade, que constitui uma interrupção da malha urbana, aumentando a falta de conexão dos novos bairros ali desenvolvidos entre si e com a cidade, assim como com a mata do Choupal;
• estacionamentos sob o elevado, de veículos de pessoas que moram na região metropolitana de Coimbra e trabalham na cidade histórica e que contribuem para que as áreas destes viadutos tenham menos usos urbanos;
• estação de ônibus intermunicipal e metropolitana.

Implantação em curso de um sistema de metrô leve:
Um “tram train” com capacidade de transporte de em torno de
3.000 passageiros por sentido, por hora, em composições de 35 m de comprimento;
A Metrô Mondego – nome da empresa empreendedoimplantará duas linhas aproveitando, para a maior parte do sistema, os antigos trilhos ferroviários existentes, os quais na maior

Passarela de pedestres e serviços de apoio

Passeio público, centro de evento seco, ingresso metrô e estação de ônibus intermunicipal

Mezanino Operacional

Plataforma


Circulação e Fluxos

Passeio público, centro de evento seco, ingresso metrô e estação de ônibus intermunicipal

Mezanino Operacional da estação de trens intermunicipais

Análise

Corte

Corte Longitudinal
Corte Longitudinal
Programa
Setor comercial contém lojas variadas no estacionamento e um cais com lojas e bares á beira do Rio Mondego;
O setor de serviços tem estacionamento, um mezanino onde funciona a sala de operações dos trens, sala de administração, um centro de convenções ligado a Universidade de Coimbra é um grande passeio público;
O setor de transporte conta com plataformas, metrô leve, trens intermunicipais, ônibus intermunicipais e vias locais que se ligam ao terminal por um elevado.



MMBB ARQUITETOS
O MMBB, fundado em 1991 em São Paulo, é um escritório de arquitetura formado por Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga, arquitetos graduados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) entre 1986 e 1987.
Marta Moreira é professora na Escola da Cidade e Milton Braga é professor na FAUUSP, onde desenvolveu pesquisas sobre projeto urbano em seu mestrado (1999) e doutorado (2006).
Em 2013, Fernando de Mello Franco se licenciou das atividades e responsabilidades do escritório para assumir a função de Secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo.





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