Terminal Intermodal em Coimbra
Uma estação intermodal é um nó de articulação
Uma estação intermodal é um nó de articulação
de diversos meios de transporte,
velocidades e escalas, local de
coordenação de viagens
provenientes
tanto de áreas adjacentes quanto distantes.
O projeto do terminal
intermodal
em Coimbra foi
desenvolvido para o Seminário Internacional de Projetos
Inserções,
organizado pelo Centro de Estudos de Arquitetura da Faculdade de Ciências e
Tecnologia da Universidade de Coimbra, em 2003, onde o escritório MMBB
Arquitetos
participou.
O projeto foi
desenvolvido
para o trecho onde,
na principal entrada da cidade, um conjunto
de infraestruturas
existentes
dedicadas
ao
transporte metropolitano e intermunicipal, mal dimensionadas e mal implantadas
em anos recentes, separa a cidade de Coimbra da mata do Choupal.
O edifício deveria abrigar e articular
todos os modos de transporte em um único recinto, organizado por uma disposição
espacial que reservasse distintos níveis para cada um dos sistemas. Uma estação
ponte sobre
o Mondego, referência
horizontal
de
420m na paisagem,
colocada
sobre 11 pórticos de concreto distantes a cada 40 m.
Infraestrutura
• um elevado viário e suas alças para a
ligação com o centro histórico das estradas que vão ao Porto e a Lisboa, assim
como das principais vias do norte da região metropolitana de Coimbra, e que
contribui para a falta de conexão da cidade com a mata do Choupal; sob o
elevado, no trecho
sobre o Rio Mondego, há uma barragem que represa o rio na sua parte urbana;
• a linha ferroviária intermunicipal que
liga o norte ao sul de Portugal e que, como o elevado, contribui para isolar a
mata do Choupal da cidade;
• a estação ferroviária intermunicipal de
Coimbra (Coimbra B), já no início da periferia da cidade, que constitui uma
interrupção da malha urbana, aumentando a falta de conexão dos novos bairros
ali desenvolvidos entre si e com a cidade, assim como com a mata do Choupal;
• estacionamentos sob o elevado, de
veículos de pessoas que moram na região metropolitana de Coimbra e trabalham na
cidade histórica e que contribuem para que as áreas destes viadutos tenham
menos usos urbanos;
• estação de ônibus intermunicipal e
metropolitana.
Implantação em
curso de um sistema de metrô leve:
•Um
“tram train” com
capacidade
de transporte de em torno de
3.000 passageiros por sentido, por hora,
em composições de 35 m de comprimento;
A Metrô
Mondego – nome da empresa
empreendedoimplantará duas
linhas
aproveitando, para a maior parte do sistema, os antigos trilhos ferroviários
existentes, os quais na maior
Passarela
de pedestres e serviços de apoio
Passeio
público, centro de evento seco, ingresso metrô e estação de ônibus
intermunicipal
Mezanino
Operacional
Plataforma
Circulação
e Fluxos
Passeio
público, centro de evento seco, ingresso metrô e estação de ônibus
intermunicipal
Mezanino
Operacional da estação de trens intermunicipais
Análise
Corte
Corte
Longitudinal
Corte Longitudinal
Programa
•Setor
comercial contém lojas variadas no estacionamento e um cais com lojas e bares á
beira do Rio Mondego;
•
•O
setor de serviços tem estacionamento, um mezanino onde funciona a sala de
operações dos trens, sala de administração, um centro de convenções ligado a
Universidade de Coimbra
é um
grande passeio público;
•
•O
setor de transporte conta com plataformas, metrô leve, trens intermunicipais,
ônibus intermunicipais e vias locais que se ligam ao terminal por um elevado.
MMBB ARQUITETOS
O MMBB, fundado em 1991 em São Paulo, é
um escritório de arquitetura formado por Fernando de Mello Franco, Marta
Moreira e Milton Braga, arquitetos graduados pela Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) entre 1986 e 1987.
Marta Moreira é professora na
Escola da Cidade
e
Milton Braga é professor na FAUUSP, onde desenvolveu pesquisas sobre
projeto urbano em seu mestrado (1999) e doutorado (2006).
Em 2013, Fernando de Mello Franco se
licenciou das atividades e responsabilidades do escritório para assumir a
função de Secretário
de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo.
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